terça-feira, maio 22, 2007

Passeios Pedestres pelo Porto - Parte I


Descobrir o Porto - Uma rua, várias "estórias"....


...Assim começou o nosso passeio pedestre pelas ruas do Bairro da Sé, a zona histórica ribeirinha Património Mundial da Humanidade na nossa invicta Cidade do Porto, proporcionado pela Sociedade Diálogo Cultural Lda.


Ao longo de cerca de duas horas fomos levados a conhecer as ruas tortuosas e antigas da Cidade onde vibramos com a sensação de descobrir sempre um pouco mais da nossa história! Por isso, não posso deixar de partilhar com todos vocês tudo aquilo que a Cidade nos oferece!




Portuscale...

A área ocupada hoje pelo Porto foi cenário da vida humana desde o Paleolítico superior. Não existe ainda consenso onde surgiu o núcleo da antiga cidade inserindo-se aqui o problema da discussão de Cale e Portucale. Cale (Calem) aparece no Itinerário de Antonino (séc. II. d.C.) e será apenas o ponto de passagem entre as duas margens do Douro e terá o sentido de abrigo, isto é, de porto. A Cale os romanos juntaram portus (Portuscale, Portucale).


Vias Romanas fundamentais na ligação entre a Lusitânia e a Galécia


Mendes Correia, situa Cale no morro do Corpo da Guarda, na área mais tarde designada Cividade, como local de povoamento pré romano que precede o Porto. Perto, o morro de Pena Ventosa, onde se levanta a Sé, teria igualmente uma ascendência pré-romana. Portucale ficaria ainda junto do Douro na zona ribeirinha.


A confirmar estará a origem da própria palavra, à qual têm sido atribuídos muitos sentidos, mas que no seu étimo (Cal, Kal) significa pedra, rocha, lugar elevado e rochoso, Portuscale (do nome romano Portus + Cale), Portuscale era de principio o Porto de Cale, que ficava na foz do rio de Vila (que corria onde hoje é a Rua Mouzinho da Silveira). Alguns séculos mais tarde, (documentalmente desde o 1º quartel do séc. XII, mas na prática já antes) a cidade passou a designar-se por Portus, Porto com o 1º elemento do nome, caindo a parte final.


Morro de Pena Ventosa...

Imensas descobertas arqueológicas permitem atribuir relevo especial ao morro de Pena Ventosa (literalmente Monte dos Vendavais), aí certamente o lugar da antiga Cale e a origem do Porto.


De verdade histórica indiscutível, é a existência de dois muros defensivos no Porto, ambos medievais: A muralha dita sueva (cerca velha) e a muralha fernandina (cerca nova), das quais existem ainda hoje vestígios. Situam-se nos mais recuados séculos da idade média a época em que se ergueu a primeira muralha em volta da cidade no modesto povoado castrense no alto do morro da Pena Ventosa. Situada no alto do morro da Pena Ventosa, encontramos a Sé Catedral cujas primeiras referências históricas datam do séc VI (primitiva Sé da Igreja Portucalense).

Postigo do Carvão - Vestígios da Muralha Fernandina

Sem comentários: