quinta-feira, novembro 03, 2005

Grande Prémio do VII PortoCartoon-World Festival

O Museu Nacional de Imprensa, no Porto, inaugura na sexta-feira, dia 4 de Novembro, o VII Porto-Cartoon World Festival. Parece-me um bom pretexto para dar um salto a um museu que tem ocupado um espaço um pouco periférico no panorama cultural do Porto e aproveitar para ver as obras de requalificação urbana que têm sido feitas naquela zona.


Vão estar em exposição cerca de 200 trabalhos seleccionados, por um júri internacional, entre mais de 1100 trabalhos de 363 cartunistas provenientes de 53 países. Este ano o tema escolhido foi o “Humor e Sociedade” em homenagem ao trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) que há 130 anos criou a famosa figura do “Zé Povinho” (1875).

1º Prémio - Valentin Druzhinin - Rússia s/ título

O cartunista russo Valentin Druzhinin foi vencedor deste Grande Prémio do VII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. O segundo prémio foi atribuido a David Vela Cervera de Espanha e o terceiro a Mikhail M. Zlatkovsky, também da Rússia.

"O Primeiro Beijo"
2º Prémio - David Vela Cervera - Espanha

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, uma distinção que coloca Portugal no topo dos concursos internacionais de caricatura.
3º PRÉMIO - Mikhail Zlaykovsky - Rússia s/ título

E reafirma a cidade do Porto como pólo de grande vitalidade cultural no panorama nacional e internacional!

4 comentários:

Susy disse...

Quando vi o post que colocaste confesso que já sabia do evento e ia-te convidar para lá dar-mos um saltinho no sábado para fazermos as nossas caricaturas!!!

O Porto realmente é uma cidade que felizmente nos últimos anos tem apostado no desenvolvimento de eventos culturais de grande valor!

Este é apenas um entre inúmeras iniciativas que a cidade acolhe semanalmente! Só tenho pena que ainda não haja muitas pessoas a aderir a este tipo de iniciativas!

Eu vou estar lá!

beijinhos!!

RA disse...

Eu também! ;)

Anónimo disse...

A dona deste BLOG tem uma novidade a partoilhar!!!! :)

beijinhos e mts parabéns cunhadinha

Susy disse...

És tão maluca Pat!!! Não vou fazer anúncios desses no meu blog! ;p

hihihihihihi!!! Só aos amigos e família!!

Beijinhos!