segunda-feira, setembro 12, 2005

Coisas com História... Mercado do Bolhão

Em primeiro lugar, quero dar as boas vindas a todos meus amigos apaixonados e menos apaixonados pela Cidade do Porto para quem criei este blog e com quem quero partihar todos os pequenos pedaços de memória da nossa querida e linda Cidade.

Depois (e mais importante do que tudo o resto) quero neste lugar deixar pedaços de mim... não só da minha paixão pela Cidade que amo, mas também através dela me conhecerem um pouco melhor, aos meus gostos e devaneios!

E entre o vai e vem de piropos entre a Câmara Municipal do Porto e os comerciantes do Mercado do Bolhão quanto ao encerramento de um dos nossos ex-libris para reabilitação lembrei-me de fazer uma visita ao passado e aos primórdios deste nosso Mercado tão característico pelos seus cheiros, sabores, pregões e vivências.

Engraxador à porta do Mercado do Bolhão (Julho 2005)

O nome "Bolhão" teve a sua origem no local onde o próprio mercado foi edificado - sobre uma nascente de água (bolhão) que ali existia (o Porto está repleto de nascentes e canais que transportavam a água aos 4 cantos da Cidade).

Mercado do Bolhão (cerca de 1850)
Fotografia retirada de O Tripeiro

Há dois séculos, onde hoje é o coração da baixa do Porto, ali havia um grande lameiro, parte integrante de uma quinta, propriedade dos condes de S. Martinho, onde serpenteavam ribeiros e algumas serventias, vielas e ruelas já desaparecidas (Travessa das Almas - ainda existente, Tv. do Grande Hotel, de S. Marcos e de S. Marçal), de que só restam alguns poucos vestígios. Foi só em 1837 que a Câmara do Porto mandou ali construir um mercado, mas só em 1851 se começaram a edificar as respectivas barracas.

Para recordar ficam aqui algumas imagens do Mercado do Bolhão actualmente!


Mercado do Bolhão - Entrada Oriental (Julho 2005)


Mercado do Bolhão - Entrada Ocidental (Julho 2005)

4 comentários:

Anónimo disse...

ÉS A CUNHADA MAIS QUERIDA QUE EU TENHO :)

PO

Anónimo disse...

Olá fofinha! Parabéns! O teu Blog está muito giro. É interessante ficar a conhecer a história de um espaço que é marcante na cidade mas não se sabe muito bem como se desenvolveu ou porque transformações passou. Fiquei esclarecido quanto ao "Bolhão"! Fico à espera de mais artigos :)))

Bjos
Ricky

Susy disse...

Patrícia!!! Sua trenga!! Quem diria que só me tens a mim como cunhada!!! :P

Beijinhos!!!

Miguel Gonçalves disse...

Blogs sobre o Porto são poucos!! O que falam sobre o Porto e são bons ainda menos!! Espero que entres nesta categoria, Susy!! Fico à espera de mais histórias e estórias!