


Arca de histórias escondida debaixo do chão ... Poeira de Sonhos e ruinas de Amor... Assim é a Cidade Invicta! Muitos "secretos segredos" por desvendar... Cidade da Noite... Sedutora... de Amores Inquietos... Música, História... e muito mas mmmuuuiiiitttoooo Apaixonante!! Assim é a MINHA CIDADE!
Mas... há uns tempos que não passava ali pelo Cais de Gaia onde costumo ir à noite olhar o Porto e a cascata de casas (que ainda lembra a época medieval da nossa invicta Cidade) e ontem para minha surpresa dei de caras com a Ponte D. Luís I já restaurada e sem os andaimes que a cobriam por completo.
Finalmente renasceu a centenária ponte, palco de histórias e espectadora atenta do bulir de duas cidades que por ela se unem.
Ponte D. Luís I (cerca de 1881)
Aqui ficam as primeiras imagens!
Ponte D. Luís I (Setembro 2005)
Depois (e mais importante do que tudo o resto) quero neste lugar deixar pedaços de mim... não só da minha paixão pela Cidade que amo, mas também através dela me conhecerem um pouco melhor, aos meus gostos e devaneios!
E entre o vai e vem de piropos entre a Câmara Municipal do Porto e os comerciantes do Mercado do Bolhão quanto ao encerramento de um dos nossos ex-libris para reabilitação lembrei-me de fazer uma visita ao passado e aos primórdios deste nosso Mercado tão característico pelos seus cheiros, sabores, pregões e vivências.
Engraxador à porta do Mercado do Bolhão (Julho 2005)
O nome "Bolhão" teve a sua origem no local onde o próprio mercado foi edificado - sobre uma nascente de água (bolhão) que ali existia (o Porto está repleto de nascentes e canais que transportavam a água aos 4 cantos da Cidade).
Mercado do Bolhão (cerca de 1850)
Fotografia retirada de O Tripeiro
Há dois séculos, onde hoje é o coração da baixa do Porto, ali havia um grande lameiro, parte integrante de uma quinta, propriedade dos condes de S. Martinho, onde serpenteavam ribeiros e algumas serventias, vielas e ruelas já desaparecidas (Travessa das Almas - ainda existente, Tv. do Grande Hotel, de S. Marcos e de S. Marçal), de que só restam alguns poucos vestígios. Foi só em 1837 que a Câmara do Porto mandou ali construir um mercado, mas só em 1851 se começaram a edificar as respectivas barracas.
Para recordar ficam aqui algumas imagens do Mercado do Bolhão actualmente!
Mercado do Bolhão - Entrada Oriental (Julho 2005)